Como Montar Uma Equipe Para Clínica Médica?

· 3 min read
Como Montar Uma Equipe Para Clínica Médica?

A carreira de um médico, bem como a satisfação de seus clientes e pacientes, também dependem desse esforço. Com profissionais renomados no mercado, e com vasta experiência na atuação  profissional, as aulas são ministradas de forma online. Essas mudanças e alterações podem estar relacionadas à legislações, técnicas, tratamentos, equipamentos e instrumentos. Acima de tudo, independentemente de onde sejam as intervenções, a prática médica deve sempre ser apurada e aperfeiçoada pelo profissional.

  • Em geral ele não atende pacientes, não precisa fazer plantões durante a madrugada nem lidar com situações emergenciais.
  • Se a recepcionista também é responsável pela gestão da clínica, seja a parte financeira ou de convênios, cadastro de pacientes, entre outros, o software de gestão também possui ferramentas para essas atividades.
  • Isso é fundamental para o desenvolvimento contínuo de sua capacidade de discernimento.
  • Também é necessário definir a frequência que essa equipe vai trabalhar no seu consultório durante o dia ou, então, durante a semana.
  • Uma recepcionista de clínica deve ter várias habilidades para conseguir atender os pacientes, gerenciar a agenda do médico e cuidar da administração da clínica.


Outra mudança sobre o mercado é que os consultórios apenas de Clínica Médica tem se tornado menos comum, isso porque é mais usual abrir em conjunto com outras especialidades ou terceirizando os serviços.  https://pontodesaude.com.br/nutricionistas/pirai-rj/  tendência da área é continuar crescendo graças ao impulsionamento do atendimento primário e preventivo. Programas governamentais como o Mais Médicos e  projetos como Médicos Sem Fronteiras sempre buscam médicos da área para missões mais complexas.

Vagas Para Médicos Recém-formados: Guia Completo De Como Encontrá-las


Já o médico especialista, é aquele que fez especialização em alguma área específica da medicina e está pronto para atender pessoas com problemas nesta sua área. Por fim, uma das melhores formas de cuidar de si mesmo é se prevenindo de doenças e problemas de saúde. Para isso, é essencial ir para as consultas médicas com certa frequência, realizar check-ups e fazer os famosos exames de rotina. Nos consultórios e clínicas, tanto os médicos quanto os recepcionistas e a equipe de gestão, na maioria das vezes, estão habituados a lidar com banco de dados, planilhas e editores de textos. No entanto, apesar dessas ferramentas facilitarem o cotidiano dos profissionais, existem outras tecnologiasque podem gerar mais praticidade e organização na rotina de clínica médica.


Receba Conteúdos Exclusivos!


Cuidar da agenda médica – Uma recepcionista de clínica médica deve ter conhecimento de informática, uma vez que a utilização de um bom software de gestão de clínicas e consultórios é fundamental para facilitar seu trabalho. Com o aplicativo, terá segurança e agilidade para marcar, cancelar e remarcar as consultas. Isto não só eliminará a possibilidade de erros, mas também lhe proporcionará tempo para realizar outras atividades. Geralmente, o clínico geral atua dentro de consultórios médicos e hospitais com o primeiro atendimento a uma pessoa com problemas. Ele avalia o quadro do paciente, prescreve remédios, tratamentos e ainda pode encaminhá-lo para outros especialistas, de acordo com cada caso.

A atividade de secretária de clínica médica ou de consultório médico tem fundamental importância para o bom andamento das atividades desenvolvidas na instituição. É este profissional que irá contribuir com a organização das atividades, bem como participa da qualidade do atendimento prestado pela clínica. Outra maneira importante de aprimorar a experiência de contratação do recepcionista de clínica médica é por meio da opinião de seus pacientes. Ao recebê-los no consultório, pergunte como foi a experiência na recepção até o momento da consulta. Dessa forma o médico poderá saber se o trabalho está sendo realizado como esperado, garantindo que o novo integrante da equipe seja treinado novamente, caso não esteja adequado para o perfil indicado. O médico generalista é aquele que se especializa em clínica geral e está capacitado para indicar cuidados mais generalistas e realizar diagnósticos.