Guia Da Residência Médica

· 3 min read
Guia Da Residência Médica

Logo após ser aprovado, o momento é de muito trabalho e expediente longo, comcarga horária de 60 horas semanais, incluindo plantões e um dia de folga. As inscrições para o processo seletivo deverão ser efetuadas até04 de novembro de 2022, exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de inscrição. Conhecimento básico nas sub-especialidades como oncologia ginecológica, patologia cervical infertilidade, mastologia, endoscopia, infanto-puberal, climatério, alto-risco, puerpério, DIG (Doença Trofoblástica da Gestão). Valorização a relação médico-paciente, ética profissional, trabalho em equipe, questões culturais/regionais, étnicas e de gênero, atenção as Políticas Públicas na área de Saúde da Mulher. Formular os objetivos intermediários, ou seja, por ano de atividade do médico residente. Estimular a capacidade de aprendizagem independente e de participação em programas de educação continuada.



  • Alguns ainda estão terminando a faculdade, ou seja, tendo que lidar com provas e atividades curriculares enquanto estudam para a residência; outros já estão trabalhando e precisam encaixar essa rotina dentro de uma outra, a dos plantões.
  • Então nada mais lógico do que oferecermos o melhor método de formação para eles.
  • Melhores especialidades médicas, padrões de remuneração, critérios para sua escolha e muito mais.
  • A duração das residências médicas varia de acordo com a especialidade escolhida.


Portanto, aproveite todo o conhecimento adquirido para começar, desde já, a se preparar para esse momento tão importante na carreira em Medicina. As áreas de atuação da Oftalmologia, após a conclusão do curso, são principalmente clínicas especializadas. Você também pode abrir o seu próprio consultório, mas lembrando que isso exige um investimento alto em equipamentos. Afinal, mesmo na clínica, o oftalmologista precisa de uma série de equipamentos auxiliares para avaliar e tratar os seus pacientes. Essa é uma das especialidades que você pode realizar com uma residência médica.

Hospital São Lucas


Passar na residência é tão concorrido como passar no vestibular de Medicina. A princípio, esse é o pensamento que a maioria dos estudantes de Medicina temao chegar na metade da graduação.Afinal, faltam apenastrês anos de disciplinas teóricas, muita prática e internato. Aprofundar conhecimento em anatomia humana, estímulo a aplicação dos conhecimentos aplicados, realização de procedimentos de pequeno, médio porte, consolidação dos conhecimentos globais adquiridos. Após clicar no botão abaixo, você será direcionado para a página de resutlado de exames. Estes dados estão na parte superior do protocolo de retirada de exame. Para o coordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Alceu Migliavacca, ingressar no período de especialização, muitas vezes, é mais difícil do que passar no vestibular.

Hospital Moriah


Nosso método inclui vídeo aulas, apostilas, simulados, exercícios de fixação e vários outros métodos testados e aprovados por ex-alunos que, hoje, são residentes. A residência costuma ter uma carga horária tranquila, e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal do dermatologista já titulado é um ponto positivo. O sonho de muitos estudantes do ensino médio é entrar na faculdade de medicina, um dos cursos de graduação que sempre esteve entre os mais concorridos desde tempos imemoráveis. No terceiro texto do especial Jornada da Medicina, a Medcel traz as principais informações sobre a residência médica. O programa de  https://postheaven.net/emagreceramamentando575/revista-medica-de-minas-gerais-quem-e-e-o-que-deveria-fazer-um-clinico-no  Sírio-Libanês é um dos mais desejados pelos candidatos. É conhecido pelo aprofundamento científico e disponibilidade dos  recursos tecnológicos mais avançados, além de permitir que os residentes tenham acesso a casos complexos e desafiadores.



Deverá também estar capacitado para participar das intersecções da sua especialidade com as demais especialidades médicas ou interdisciplinares de outras unidades hospitalares, da gestão e a posicionar-se como especialista frente a comunidade como um todo. A Faculdade de Medicina da USP é o desejo de muitos futuros residentes, por isso não é surpresa que ela esteja entre as melhores residências médicas no Brasil, atualmente ela conta com 62 programas de especialidades de residência médica. O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá oferece diversos programas de residência médica e multiprofissional. Nossos programas são reconhecidos pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação e promovem a vivencia prática e diária da medicina humanizada, por meio da orientação direta de nosso renomado corpo clínico e do contato com tecnologias avançadas. Assim, nossos residentes adquirem conhecimento e experiência para cuidar e se tornar um grande profissional.